Não, você não leu errado. Elsword está procurando por sua irmã, Elesis! Será que você pode ajudá-lo?
Ahn? Quê? Explica isso aí direito!
Em Grand Chase, temos a busca infindável de Elesis por seu pai, líder dos Cavaleiros Vermelhos. Curiosamente, Elsword é irmão da líder dos Cavaleiros Vermelhos, que desapareceu misteriosamente durante uma de suas missões. Seu nome? Elesis. Isso pode parecer confuso e abre pretexto para várias perguntas. Será que Elesis falhou na busca por seu pai? A Grand Chase derrotou Cazeaje e conseguiu instaurar a paz em Ernas? Se sim, como o mundo em que Elsword vive é diferente do de Elesis? Ercnard é tio de Elsword? Se existem dois mundos, como eles se conectaram?
Muitas perguntas, poucas respostas.
Se a intenção da desenvolvedora de ambos os jogos, KOG, era aguçar os jogadores, certamente ela conseguiu. Há quem afirme que Elsword nada mais é do que um Grand Chase 2.0. Mas… e se a intenção era de que Elsword fosse a continuação de Grand Chase? Isso não é tão impossível assim. Quem se lembra do jogo que timidamente tentava ganhar público em sua Season I, se recorda das semelhanças implícitas entre os dois jogos. Só que, diferentemente do esperado, o jogo não conseguiu atrair público na Coreia do Sul e praticamente decretou falência. Eis que uma desenvolvedora e distribuidora muito famosa na Ásia chamada Nexon cresceu os olhos para Elsword, comprando parcialmente seus direitos e colocando sua equipe para reformular o jogo, originando a Season II.
O que Elesis e Elsword tem a ver com essa história?
Na Coreia do Sul, Grand Chase é publicado pela Netmarble e mais recentemente pela CJ E&M, concorrentes da Nexon Korea. Elsword, desde o princípio, possuia sim um vínculo com Elesis. Esse vínculo é bem mais antigo do que podemos nos recordar, uma vez que fora publicado no Naver, pela equipe de Grand Chase, uma tirinha falando sobre o pai de Elesis e, adivinha só quem estava ao lado dela? O próprio Elsword! Além da tirinha, temos também o vídeo (como é possível ver acima) datado da Season I. Com isso, constatamos que a desvinculação da imagem (e principalmente do nome) da irmã de Elsword é puramente umajogada de marketing somada a questão de direitos autorais, resultando na mudança do nome da irmã de Elsword para Elsa. Medidas como estas se fazem necessárias devido a burocracia que jogos enfrentam para serem publicados. Existem cláusulas e mais cláusulas, além de muito dinheiro em jogo. Hoje, a Nexon Korea evita tocar no assunto Elesis, Elsa (nome que também foi adotado por servidores mundo à fora), Elsword e Grand Chase.
Por algum acaso isso foi efetivo?
Se foi efetivo ou não, é complicado dizer. Não temos acesso aos números que movimentam ambas as empresas sul coreanas, entretanto, é possível afirmar que tanto Elsword quanto Grand Chase possuem um público fiel e disputam a atenção da nação sul coreana quase que igualmente. Segundo o último levantamento sobre os games mais jogados pelos sul coreanos, existem dados que apontam que Elsword está sim na frente de Grand Chase, que havia decaindo nos últimos anos e graças a eventos específicos e inserção de conteúdo voltou a crescer na Coreia do Sul e retornou ao top 30. Vale lembrar que Elsword possui seis anos de idade, enquanto que Grand Chase segue para seu décimo aniversário.
Por que mantiveram Elesis aqui?
Durante o processo de localização do jogo, nossa equipe ficou dividida. Havia uma parte que dizia que manter o nome Elesis poderia dar problemas e ser motivo de atrito entre os públicos de Grand Chase e Elsword. Entretanto, havia uma outra parte que afirmava que o jogo deveria manter-se fiel a história. Afinal, Grand Chase e Elsword são publicados pela Level Up! Games e com isso o elo faria mais do que sentido. Vannor, principal responsável pelo jogo no Brasil, não pensou duas vezes e resolveu manter Elesis.
Agora que você já sabe a origem de toda a confusão e o resultado dela, que tal continuar se aventurando junto de Elsword e sua gangue atrás dos fragmentos de El e sua irmã, Elesis?
 

 

Blogger Comment
Facebook Comment